Quantcast
Channel: Ninguém cresce sozinho » brigas e disputas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

“Por favor, Eleonor!”, livro de Frieda Wishinsky

$
0
0

Será que esta obra é mesmo ficção? Eleonor e João são dois irmãos que brigam por um motivo comum em muitas famílias: o mais velho quer ficar quieto no seu canto, enquanto o menor faz de tudo para ter sua atenção.

“Cai fora”, diz João, tentando despachar a irmã que o aporrinha sem parar. Mas a baixinha não se acanha com a força das palavras do irmão, rebatendo com sábias respostas fraternas; uma verdadeira convocação e instalação de um duelo que só chega ao fim quando João sai de casa em busca de um canto só seu.

Eleonor, claro, vai atrás, mas desta vez ele consegue dizer o que não dissera no início: “POR FAVOR, Eleonor. Eu quero ficar sozinho, de verdade, pra ler.” Se ele implora para ficar só, ela implora para ficar ao seu lado, quietinha.

João fecha os olhos, e em pensamento diz que gostaria que a irmã fosse um cachorro, já que o bicho não faria várias coisas que ela faz. O silêncio ao seu redor, contudo, causa-lhe estranhamento, o que o leva a abrir os olhos. E qual não foi sua surpresa? Eleonor já não estava mais lá… Desesperado, João sai à procura da irmã. É o amor entrando no lugar do ódio, uma das características mais marcantes das relações entre irmãos.

Um cachorro aparece na frente de João, e logo ele imagina que seu desejo se transformou em realidade.  Agora, ele suplica para que ela volte à forma original. Eleonor reaparece, feliz da vida, brincando com o novo vizinho, da sua idade, dizendo: “Então, João, ‘CAI FORA!’.”  João, desta vez, não tem por quê entrar em discórdia!

Com esta estória somos lembrados de que: 1) caçula aprende com o mais velho; 2) criança precisa brincar com criança da sua idade; 3) os grandinhos precisam de um pouco de sossego e não devem ser responsáveis pelos menores e; 4) irmãos brigam porque se amam e se odeiam, tudo ao mesmo tempo.

Por favor, Eleonor! /Frieda Wishinsky; ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo: Brinque-Book, 2009.

Faixa etária sugerida: 4-6 anos (leitura compartilhada) e 7-10 anos (leitura pela criança).


Arquivado em:+ Recursos Tagged: brigas e disputas, diferenças, irmãos

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images

Trending Articles





Latest Images